21 de julho de 2011

Será que Meu Amor vai Ficar Comigo?

No artigo anterior, refletimos sobre as responsabilidades de quem vive um triângulo amoroso. Agora é hora de dar sequência a esta reflexão, avaliando os sentimentos envolvidos. Se a outra pessoa não termina o outro relacionamento é nossa escolha continuar com ela ou não. Se ela diz que vai terminar e não termina, é nossa escolha continuar apostando no relacionamento, ou não. Estamos dispostos a bancar essa situação? São riscos e escolhas.

Precisamos aprender a ser responsáveis e conscientes em relação às nossas escolhas, independente dos outros. Tomamos nossas decisões de coração, fazemos a nossa parte, mas depois deixamos os resultados fluírem, com a consciência tranquila de que, sejam eles quais forem, nós escolhemos o que queríamos de verdade. Mais importante do que ter o relacionamento é termos a certeza de que fizemos aquilo que acreditamos de coração, que seguimos a nossa verdade interior.

Viver na verdade traz resultados de verdade. Pode ser difícil lidar, mas ao menos ela nos traz crescimento e leveza. Viver na tentativa de controle e manipulação, e na falsa esperança da ilusão traz resultados nem sempre confiáveis, tendo sempre como pano de fundo um clima de ansiedade e tensão. A verdade sempre aparece, em horas, dias, meses ou anos. Podemos bancar o risco de viver uma expectativa, isso também é uma escolha, mas é preciso estar plenamente consciente disso.

Não há certo ou errado, mas escolhas e consequências"Não há certo ou errado, mas escolhas e consequências" . Não podemos controlar o que vai acontecer, mas podemos nos preparar para lidar com as consequências, independente de quais sejam elas. Com isso, aprendemos a fazer escolhas que levem a resultados cada vez mais positivos, melhorando nossa qualidade de vida permanentemente.

É importante aceitar os fatos como eles são e fazer escolhas com base naquilo que temos de real no momento, apostando no futuro, mas cientes de que o futuro é uma aposta, um risco que escolhemos se queremos bancar ou não.

DECIDA SER FELIZ, SEMPRE!

Se queremos viver de bem com nós mesmos, é preciso aprender a nos responsabilizar por nossas escolhas - com todos os seus aspectos positivos e negativos. Isso gera um contínuo amadurecimento, no qual aprendemos a lidar com nossas decisões sem fugir das responsabilidades geradas por cada uma delas.

Novamente: não existe escolha certa ou errada, mas aquela que fazemos e bancamos, aquela com a qual escolhemos aprender. Portanto, a pergunta do título, "será que meu amor vai ficar comigo", pode ser substituída por "será que meu conhecimento e amor por mim mesmo são fortes o suficiente para lidar com a situação, independente do resultado?".

Todas as situações e pessoas em nossas vidas refletem a qualidade de energia que está em nós. Se algo é desarmonioso lá fora, nos gerando sentimentos desagradáveis, alguma energia desequilibrada dentro de nós está envolvida na questão. Cabe a nós aprendermos a interpretar quais sentimentos e padrões distorcidos essas situações lá fora indicam e sinalizam aqui dentro.

Quanto mais nos trabalhamos e nos conhecemos, mais fácil fica lidar com nós mesmos e com todas as situações de nossa vida. Por isso, o trabalho de autoconhecimento é tão importante, pois nos ajuda a ter mais consciência dos nossos limites, do quanto aguentamos e estamos dispostos a nos arriscar. Proporciona mais base para fazermos nossas escolhas, de forma independente do outro. Ao equilibrar nossos padrões, aprimoramos nossas escolhas, até que nos coloquemos em situações e relacionamentos cada vez mais saudáveis.

CONSCIENTIZAÇÃO

Vou colocar algumas perguntas para reflexão. Procure perceber, com bastante sinceridade e sem se julgar, quais sentimentos e motivações lhe colocam nesse relacionamento. Conscientize-se das energias (sentimentos, crenças, pensamentos) que motivam suas atitudes e escolhas.

Experimente fazer essas perguntas para si mesmo de forma meditativa.Coloque-se em um local tranquilo, sem outras pessoas ou barulhos que lhe distraiam. Você pode colocar uma música calma e outros recursos que lhe ajudem a acalmar-se. Respire fundo e foque-se apenas em sua respiração, até perceber que já está mais relaxado e sua mente está mais tranquila. Então leia as seguintes perguntas e feche os olhos. Ao invés de começar a pensar e procurar as respostas, apenas procure perceber os sentimentos que vêm. Deixe que as respostas venham através de suas emoções, sem julgá-las.

  • Estou realmente feliz?
  • Quais sentimentos meu relacionamento gera?
  • Quais sentimentos mais profundos efetivamente me movem a continuar o relacionamento? Quero ficar com o(a) parceiro(a) ou preciso que ele (ela) fique?
  • Existe algum medo envolvido em minhas decisões?
  • Noto algum tipo de situação parecida em outros relacionamentos anteriores?
  • Por que me envolvi em um relacionamento como esse?
  • Tenho tendência a atrair amores platônicos e complicados?
  • Gosto do clima de competição criado pelo triângulo amoroso?
  • Preciso aprender a me arriscar?
  • Prefiro ficar em um zona de conforto que me garanta que o relacionamento não vai se aprofundar?
  • Gosto de ter obstáculos que freiam o meu sentimento de criar maiores expectativas?
  • O que aprendo sobre mim mesmo nesse relacionamento?
Fonte: Personare

Nenhum comentário:

Postar um comentário