21 de julho de 2011

Violência no Namoro

A crescente preocupação acerca da problemática da violência no namoro, tem alertado milhares de jovens para uma realidade que lhes pode tocar, caso não estejam atentos aos sinais que denunciam um agressor.

Tanto rapazes como raparigas podem ser agressores, no entanto, tal como acontece na violência doméstica, verificam-se mais agressões por parte dos rapazes. Não quer isto dizer que o número real de meninas que apresentam um perfil comportamental abusivo seja inferior, muitas vezes o que acontece é que os rapazes têm vergonha de assumir que foram vítimas de violência no namoro, logo, registam-se mais denúncias por parte delas, do que deles.

Os namoros violentos deixam marcas emocionais para toda a vida. É imperativo terminá-los o quanto antes e se necessário for pedir ajuda e protecção na fase da separação.

Muitos jovens sentem-se infelizes nos seus relacionamentos, mas tendem a desvalorizar a situação em prol do “amor”, como se não quisessem acreditar que estão perante situações de agressão, até porque para muitos persiste o mito que as “discussões” não são agressão e até são normais entre casais. Ora, depende da discussão!


O que sente uma vítima de violência no namoro?


- Angustia;
- Medo;
- Irritação;
- Perda de Apetite;
- Crises de Ansiedade;
- Profundo Sentimento de Culpa;
- Medo da Reacção do Outro;
- Baixa Auto-Estima;
- Isolamento;
- Baixo Rendimento Escolar;
- Nódoas Negras pelo Corpo;
- Depressão;
- Pensamentos Suicidas.


Como age um agressor?


- Controla o teu telemóvel;
- Obriga-te a mostrares-lhe a tua correspondência;
- Diz mal dos teus amigos;
- Humilha-te à frente das outras pessoas;
- Faz-te acreditar que os teus pais não querem saber de ti;
- Empurra-te, aperta-te, puxa-te os cabelos;
- Ameaça-te;
- Força-te a actos sexuais que não desejas (não necessariamente através da força física, mas de uma coacção emocional que te amedronta, deixando-te sem alternativas);
- Culpa-te pelo seu comportamento explosivo;
- Toma todas as decisões por ti;
- Persegue-te;
- Pede-te para emagreceres;
- Ameaça, constantemente, que um dia te deixa, para que vivas em ansiedade, mas depois não aceita bem quando pedes para terminar o namoro.
Infelizmente, a paixão e a baixa auto-estima adiam a decisão de romper um relacionamento que está condenado à partida.

Muita embora existam várias linhas de apoio às vítimas de violência, o papel da família é fundamental nestas situações. Devem o pais e encarregados de educação manterem-se atentos aos sinais de alerta e nunca desvalorizar um “desabafo”, por pequeno que seja.

Uma palavra de conforto e uma atitude receptiva, pode ser quanto baste para mudar a vida do seu filho(a) e transmitir-lhe a força que este precisa para se afastar de uma situação de risco deste calibre.


Fonte: Aceita.Me

Nenhum comentário:

Postar um comentário